Garanta a segurança de seu ente querido. A Laura e Silvia Investigações irá atestar a confiabilidade do profissional que atuará em sua residência
Muitas famílias optam pelo trabalho de um cuidador de idosos ou de pessoas com necessidades especiais, a fim de garantir que seus familiares possam ter o esteio necessário eu suas atividades diárias. Ter um cuidador em casa é assegurar que o idoso ou a pessoa com necessidades especiais possa ter uma rotina normal, sendo higienizada, alimentada e medicada na hora correta. Além de poder passear e ter uma pessoa com quem conversar e que possa atendê-la em todo tipo de eventualidades.
Em todo caso, esse profissional, assim como babás, pode não cumprir com as suas obrigações ou não ter uma boa índole, o que pode ocasionar situações inadequadas em sua casa.
Espera-se de um cuidador que ele seja responsável, calmo, dedicado, sensível, discreto, prestativo e capaz de atuar de forma rápida em possíveis situações de risco, além é claro de cuidar de pessoas, agir de acordo com as metodologias e técnicas adequadas ao seu cargo. Ao se iniciar as buscas por um profissional do gênero, procure por pessoas que tenham este tipo de perfil.
Segundo índices do Ministério da Justiça e dados do Ministérios da Mulher, da Família e dos Direitos humanos, recolhidos através de seu canal de denúncias, são frequentes as situações de maus-tratos realizadas por cuidadores e são vários os tipos de abusos aos quais idosos e pessoas com necessidades especiais estão sujeitas. Dentre os mais comuns estão:
- Tarefas feitas sem o cuidado necessário;
- Medicação dada fora dos horários;
- Alimentação inadequada ou insuficiente;
- Agressões verbais, gritos ou falar demasiadamente alto;
- Agressões psicológicas;
- Mantê-los presos dentro de casa sem tomar sol ou isolados;
- Queimá-los com a comida;
- Deixá-los cair ou derrubá-lo;
- Agressões corporais.
Após ocorridos quaisquer tipos de abuso, o idoso ou pessoa com necessidades especiais se vê em uma situação de risco a sua integridade física e emocional, sem contar que ela também pode ser vítima de ameaças, chantagens e tortura. Estas violências podem fazer com que a pessoa desenvolva ou agravar um quadro clínico de depressão. Para evitar que essas situações ocorram, é sempre bom estar atento antes de se admitir um profissional que permanecerá em sua casa e responsável por um familiar.
Durante a entrevista, procure se atentar junto ao profissional os seguintes itens:
- Pedir por cartas de recomendação;
- Analisar as referências e checar a veracidade das mesmas;
- Verificar os antecedentes criminais;
- Averiguar a execução das tarefas e do dia-a-dia do profissional junto ao seu paciente.
Após a contratação, é necessário ficar alerta ao surgimento de alguns sinais, que podem indicar que o idoso ou pessoa com necessidade especial esteja em uma possível situação de maus-tratos.
Alguns indícios que podem indiciar uma situação de risco são:
- Feridas, machucados ou hematomas na pele sem explicação plausível ou com explicações estranhas e conflituosas.
- Histórias análogas a situações já ocorridas;
- Quedas frequentes e inexplicáveis;
- Supressão de privacidade. O profissional impede que o idoso tenha contato com outras pessoas sozinho e se faz sempre presente.
- Doenças e machucados que não melhoram ou que levam mais tempo que o indicado pelo médico;
- Sequelas;
- Negligência na procura por um médico em situações mais graves;
- Troca frequente de médicos;
- Desnutrição, desidratação ou perda de peso;
- Falta de apetite;
- Fome em horários inesperados;
- Idoso mais calado ou melancólico e evitando contato corporal;
- Óculos quebrados com frequência;
- Idas mais frequentes aos serviços de emergências (UPAs, Clínicas e Hospitais);
- Roupas sujas, velhas ou rasgadas;
- Negligência com a higiene pessoal. Unhas sujas, mau cheiro, cabelos encardidos e desarrumados.
- Barba suja e descuidada, assim como cabelo sem corte – no caso dos senhores;
- Assaduras e falta de higiene em casos que necessitam de fraldas geriátricas;
- Escaras de decúbito em muitos lugares do corpo com sinais de pouco ou nenhum tratamento;
- Sono excessivo por uso de medicamentos sedativos;
- Mudanças no comportamento e de humor do idoso, principalmente na presença de estranhos;
- Idoso muito confuso;
- Idoso chora ou se irrita com facilidade;
- Idoso com medo excessivo ou de coisas que não tinha antes;
- Comprimidos e medicamentos que acabam antes do período informado pelo médico ou que sobram após o tratamento.
Como um detetive particular pode auxiliar a família em casos de dúvidas de maus-tratos?
A fim de oferecermos o melhor para nossos familiares, nos preocupamos em garantir que eles recebam todos os cuidados necessários. Para isso, procuramos por um profissional que possa cumprir com suas funções com esmero e atenção, assim como procuramos nos certificar que ele não se torne uma possível ameaça à integridade física e emocional de nosso ente querido. Para tanto, recorrer aos serviço de um detetive particular podem auxiliar a sua tomada de decisão.
Checamos, através de uma criteriosa investigação, o perfil do candidato selecionado por você. Na investigação levantamos dados sobre a vida, rotina e hábitos do profissional por meio de entrevistas com pessoas próximas e testemunhas que possam comprovar as informações apresentadas na entrevista. Além disso, consultamos órgãos oficiais, internet, rede sociais e bancos de dados. Toda evidência suspeita será examinada de forma minuciosa com o objetivo de esclarecer todos os fatos e assim nos certificarmos que candidato selecionado é o melhor para a sua família.
Já em caso de suspeitas de maus-tratos, a Laura e Silvia Investigações possui profissionais treinados e que possuem todo know-how necessário para auxiliar você e a sua família. E poder contar com um atendimento exclusivo 24 horas por dia e 7 dias por semana, é ter a segurança necessária e a certeza de que todas as situações serão monitoradas.
No decorrer das investigações, câmeras, escutas e outros aparelhos de vigilância são instalados. Conte com os mais modernos equipamentos para a resolução dos acontecimentos que ocorrem em sua casa. Além disso, o processo de investigação de cuidador de idosos e pessoas com necessidades especiais corre de forma sigilosa, discreta e nossa agência garante o seu anonimato.
Encerradas as investigações, todas as provas coletadas são apresentadas e entregues em relatórios para você possa tomar as devidas ações legais e judiciais.
Deste modo, você pode contar com os serviços de um detetive particular antes ou depois da contratação de um cuidador e se certificar de que seu ente querido esteja recebendo todos os cuidados necessários.
Conte com a Laura e Silvia Investigações para proteger o seu familiar. Resolução de casos com provas concretas e confiáveis.
Tenha a comprovação para o seu caso com sigilo absoluto
A Laura e Silvia Investigações atua com equipamentos de última geração e possui detetives habilitados e experientes para a resolução de todos os tipos de casos. Provas legais e confiáveis (fotos, vídeos, áudios e outros documentos), que possam esclarecer todas as dúvidas em relação ao seu cônjuge.
Entrar em contato